Pega na mentira

Desculpas não convencem

0
159

Pega na mentiraPedir desculpas de forma sincera é demonstração de reconhecimento de um erro cometido, humildade e crescimento pessoal. No entanto muitas vezes desculpas não passam de uma mera formalidade ou um artifício para fugir de alguma punição, estando acompanhadas de justificativas para atenuar atitude errada.

Alguém acredita, por exemplo, que políticos e empresários denunciados por corrupção estão arrependidos quando pedem desculpas e prometem falar a verdade, entregando parceiros em troca de redução de pena? Afirmam que estão dispostos a colaborar com as autoridades, mas nem sempre cumprem acordo de delação premiada.

Mas isso não acontece apenas com  envolvidos em corrupção, o fato ocorre em vários Pega na mentiraoutros segmentos da sociedade, nas relações do dia a dia. No domingo, dia 24, por exemplo, após fazer atos obscenos para a torcida no jogo com o São Paulo, o meia corintiano Gabriel constatou que sua atitude foi registrada pelas câmeras de TV no estádio do Morumbi. Visivelmente a contragosto pediu desculpas, mas não passou sinceridade e ainda disse que foi coisa de futebol. Uma atitude mal educada que poderia ter causado problemas ao provocar torcedores.

 

CAVALICE Agora vejam uma atitude irracional.  Jazz Johnson-Merton, herdeira da marca Johnson & Johnson pode ser punida pela Federação de Hipismo dos Estados Unidos após tentar agredir seu cavalo, batizado de Joe Cool, durante o campeonato Hamptons Classic, no mesmo domingo, dia 24, em Nova York. Depois de um obstáculo, ela caiu por cima do animal e chegou a dar um chute, mas não o acertou.

A amazona publicou um pedido de desculpas após o incidente, qualificado por ela como uma resposta emocional muito inapropriada. “Fiquei assustada e brava, e reagi muito mal. Por isso eu lamento profundamente. Minha reação foi curta, e imediatamente depois de eu perceber meu erro, eu subi de volta para terminar o dia em um momento de confiança com esse cavalo”.

“Eu garanto que a desculpa que eu dei aos stewards no momento e meu pedido a vocês agora é genuíno. Eu jamais repetirei essa apresentação não-profissional de agressão e má-esportividade.”

Pedir desculpas não é suficiente. Nos dois casos, eles têm que ser punidos por seus atos.

 

DESCULPAS ESFARRAPADAS

Será que alguém está sendo sincero?

Pega na mentira■ “Erramos e pedimos desculpas.”

Joesley Batista,  dono da JBS, em 18/5/2017,  admitindo na Justiça que sua empresa deu propinas a polítucos. “Não honramos nossos valores quando tivemos que interagir, em diversos momentos, com o Poder Público brasileiro. E não nos orgulhamos disso.”

 

Pega na mentira■ “Acreditar no conteúdo da conversa gravada entre eu e o diretor de Relações Institucionais do grupo, Ricardo Saud, é como acreditar em uma conversa de bêbados.”

Do mesmo Joesley Batista, em 5/9/2017, em depoimento na Procuradoria Geral da República, pedindo desculpas aos ministros do Supremo Tribunal Federal e ao então procurador- geral Rodrigo Janot, pelas citações indevidas em conversas gravadas por eles e entregues à PGR. Temendo perder regalias do acordo de del

 

Pega na mentira■ “Guardei, mas não usei.”

Desculpa de Jaques Wagner, ex-governador da Bahia e ex-ministro de Dilma Roussef, para o fato de ter recebido um relógio como “mimo” da Odebrecht.

 

Pega na mentira“Vendia carne enlatada para a África.”

Desculpa de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, justificando o dinheiro na Suíça.


Pega na mentira
“Foi sem querer, querendo.”

A eterna desculpa de Chaves depois das pancadas que dava em seu Barriga toda vez que ele aparecia na Vila.

 

■ “Estou desempregado, não encontro emprego à altura de meu talento.”

Desculpa de seu Madruga por não pagar 14 meses de aluguel a seu Barriga.

 

■ “Jogo apenas para me distrair.” Desculpa de Silvana, personagem de Lília Cabral na novela A Força do Querer”, da Rede Globo, para justificar seu vício.

 

Esta postagem contém uma crítica.E você sabe de outras desculpas esfarrapadas? Mande pra gente. Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Deixe um comentário

kicoisa